Centro de pesquisa

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo é constituído de dos Departamentos de Química Fundamental e de Bioquímica que hospedam em torno de 100 laboratórios de investigação. O Instituto também hospeda a Central Analítica que providencia acesso a instrumentos multiusuários de grande porte e serviços em variadas técnicas analíticas.

O Instituto de Química (IQ) da USP dedica-se à pesquisa, ao ensino e à divulgação de química e bioquímica. Atuamos no ensino de graduação, oferecendo 6 modalidades de diploma de bacharel e licenciado, assim como no ensino de pós-graduação, com cursos de Mestrado e Doutorado stricto sensu em Química e Bioquímica. Oferecemos também o Mestrado Profissional em Tecnologia Química e Bioquímica.

Linhas de pesquisa

No Instituto de Química são desenvolvidas pesquisas científicas para melhor entender processos e transformações químicos e o funcionamento molecular da vida, empregando abordagens multidisciplinares que combinam fundamentos de Química, Biologia, Física e Matemática e Computação. As áreas de pesquisa do Departamento de Bioquímica englobam Sinalização Celular, Expressão Gênica, Microbiologia Molecular, Biologia Estrutural, Enzimologia, Neurociência, Membranas Biológicas, Bioinformática, Genômica, Transcriptômica, Proteômica. Doenças como câncer, diabetes e obesidade estão entre os temas de estudo, além de doenças causadas por parasitas tropicais e bactérias.

O Instituto é a sede do Centro de Processos Redox em Biomedicina (CEPID Redoxoma), uma rede multidisciplinar de pesquisadores focados na investigação de processos redox em sistemas biológicos. Também sedia o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Biologia Computacional e Genômica (NUBIC).

O Instituto recebe alunos de pós-graduação, pós-doutores e pesquisadores visitantes de países do mundo inteiro, criando uma atmosfera multinacional e multicultural nos seus corredores e laboratórios, enriquecendo suas atividades de ensino e pesquisa.

Instrumentação​

A recap of the last two days of collaborative work 💪

We shared experiences from the last 3 years and explored future opportunities. In 2025, the coordination will move to Uruguay and we’re already planning how to strengthen structural biology across the region.

Let’s go!

This project has been made possible in part by a grant from the Chang Zuckerberg Initiative DAF, an advised fund of Silicon Valley.