Centro de pesquisa
Este grupo é pioneiro em cristalografia de raios-X no Brasil e possui ampla experiência na formação de recursos humanos.
O grupo hospeda um Centro de Referência Mundial em Química Medicinal para a Doença de Chagas, da Organização Mundial da Saúde.
Linhas de pesquisa
Este centro possui capacidade em cristalografia de raios-X, bioquímica e biologia molecular, parasitologia, diversas técnicas biofísicas e espectroscópicas como dicroísmo circular, fluorescência, ressonância paramagnética eletrônica, microcalorimetria, ressonância plasmônica de superfície, termoforese, SEC-MALS, ensaios biológicos in vitro robotizados, ensaios parasitológicos in vivo, além de ampla experiência em química medicinal e computacional.
Em breve o grupo será equipado com criomicroscópios eletrônicos com a capacidade de analisar partículas isoladas (SPA) e preparo de lamelas para crio-ET. O grupo tem vários linhas de pesquisa incluindo alvos para o desenvolvimento de fármacos contra doenças tropicais, estrutura viral, metabolismo de selênio, septinas, enzimas envolvidas na degradação de plásticos, síntese de vitamina C, proteínas intrinsecamente desestruturadas etc.
Instrumentação
Infraestrutura disponível para desenvolver o projeto:
- Difratômetros de raios-X para proteínas
- Robô de cristalização
- Técnicas biofísicas: CD (Dicroísmo Circular), fluorescência, EPR (Ressonância Paramagnética Eletrônica), Biacore, termoforesis
- Microcalorimetria (DSC e ITC)
- Espectrometria de massas
- Ampla infraestrutura de química de proteínas, biologia molecular, cultivo celular e de parasitas
- SEC-MALS (Cromatografia de Exclusão por Tamanho com Espalhamento de Luz de Múltiplos Ángulos)
- Instituto de Física de São Carlos (IFSC): (1) Grupo de Biofísica e Biologia Estrutural Sérgio Mascarenhas (2) Grupo de Cristalografia
- +55 16 3373 9846/3373 9846
- jrcmuniz@ifsc.usp.br richard@ifsc.usp.br